1 - O que o motivou a escrever Praia Brava e como foi o processo de desenvolvimento da trama?
R: Durante uma viagem a Vera Cruz, veio uma inspiração. Eu sou baiano e as religiões de matriz africana têm uma presença muito forte em nossa cultura, então pensei em abordar nessa trama que se passa aqui e mesclar tudo com o lindo cenário das praias de Vera Cruz. O pontapé inicial pra que Praia Brava existisse também foram os incentivos do meu amigo Erick Pavanelli, revisor da novela, que me motivou a escrever uma sinopse para o NN, onde até então eu era apenas designer. Ele foi fundamental!
2 - A Umbanda tem um papel fundamental na narrativa. Como você trabalhou para representar essa religião de forma respeitosa e autêntica?
R: Muita pesquisa e muito estudo. Escutar cantigas da religião também afloraram em mim esse conhecimento sobre as religiões, assistir às giras, estudar a história dos orixás, e tudo junto a um conhecimento básico que eu tinha sobre as religiões de matriz africana. Sigo pesquisando bastante para abordar o tema de forma sensível e respeitosa.
3 - Infelizmente, a intolerância religiosa ainda é uma realidade no Brasil. Como você acredita que novelas como Praia Brava contribuem para a conscientização e o combate ao preconceito?
R: Eu pensei em mostrar a novela como é NORMAL as pessoas pertencem a essas religiões. Mostre a força com a qual creem em sua fé, mostre como a fé é algo lindo e deve ser respeitado! Muitas pessoas vêem umbandistas e candomblecistas como indivíduos que usam sua religião para fazer mal aos outros, mas basta o mínimo de estudo para entender que isso vai até contra os princípios éticos destas religiões. E a intenção da Praia Brava é normalizar a existência dessas religiões lindas e a sensibilidade de quem nelas crê.
4 - Você esperava a repercussão que a Praia Brava está tendo? Como tem sido a recepção do público e a crítica até agora?
R: Não espero! Fiquei pensando até agora... Bom, obrigado a todos que estão lendo! Tô preparando com muito amor e é bom ver que essa trama, com os temas incluídos, está chegando as pessoas!
5 - Depois da Praia Brava, você já tem ideias para novos projetos? Podemos adiantar algo?
R: 5. Ah, tenho uma lista de sinopses que quero escrever, aí então estarei com a sensação de missão cumprida. Inclusive, não falta muito pra vir uma coisa aí... ficar de olho em todas as web-emissoras!
Vítor: Obrigado pela participação.
Jhonatas: Certo, eu agradeço.
Comentários
Postar um comentário